quinta-feira, 1 de março de 2012

Pacto Pela Educação


PACTO PELA EDUCAÇÃO


Todos pela Escola – Para nortear suas ações e envolver a comunidade escolar e a sociedade, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia desenvolveu o programa Todos pela Escola, que estabelece 10 compromissos e metas. Dentre esses, o 1º compromisso é “Alfabetizar as crianças até oito anos de idade e extinguir a analfabetismo escolar”. E para que isso aconteça foi estabelecido entre o governo do estado e os municípios baianos um Pacto pela Educação. O Programa vem viabilizar uma efetiva integração entre as redes e sistemas públicos de ensino, em regime de colaboração, para garantir aos estudantes o direito de aprender.


Santo Amaro está entre os municípios que aderiram ao Pacto. A adesão aconteceu em maio de 2011, desde então já ocorreram Formações de Coordenadores e Professores Formadores ministrados pela Equipe da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Apresentação do Programa aos Diretores e Professores da rede municipal ministrada pela Equipe do Pacto Municipal, onde foi apresentado, em linhas gerais, o programa. Durante o encontro, os coordenadores abordaram temas como objetivo, metodologia, material didático, avaliação e o acompanhamento do trabalho pedagógico do Todos pela Escola.

Agora em 2012 acontecerão às formações com os professores que atuarão nas classes de 1º e 2º anos, com os materiais específicos do Programa. Esses profissionais serão acompanhados mensalmente pela Equipe Municipal do Pacto.
O desenvolvimento dos estudantes também será avaliado anualmente através do Avalie Alfa, que acontecerão nas turmas do 2º ano.  

O Governo Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Educação estão  empenhados, cada vez mais ,  em mobilizar recursos e conhecimento pedagógico com base científica, para melhorar o desempenho dos estudantes da rede.
E para essa missão, garantir aos estudantes o direito de aprender”, estamos todos convocados: governo, município, sociedade, gestores, professores e pais.

ESTAMOS TODOS JUNTOS NESSE PACTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário