IMAGINE?
Imagine uma biblioteca itinerante, onde cada uma delas contenham livros de linguagem diferentes, contudo com o mesmo estilo.
Acredito que além de movimentar a leitura, reuniria uma boa turma,e a aproximação de pessoas que gostam de determinado estilo literário, e geraria a troca de informação sobre as historias lidas, o que despertaria a atenção ainda mais profunda para os leitores do segmento.
Nesta biblioteca ideal, os usuários poderiam ter livre arbítrio em levar pra casa os exemplares, contudo em troca deste o leitor doaria um livro a cada mês para o acervo da biblioteca.
Imagine também esta mesma biblioteca ficar duas vezes por ano alojada nas principais praças da cidade durante as férias, e em horários específicos ter uma contadora de historias a interagir com as crianças?
E se além de ouvir as historias, as crianças também pudessem interferir no conto, ou criar suas próprias histórias e conta-las aos coleguinhas dessa recreação?
Imagine também o contato dessas crianças, através de cartas para seus autores preferidos á contar o aprendizado que teve pela obra literária?
E se os mesmos receberem respostas dos seus autores sobre o que escreveram? Seria positivo?
Imagine se alguns desses autores passassem a se interessar por essa ideia, e viessem conhecer e contar suas próprias estórias para as crianças aqui na cidade?
E se os mesmos começarem a ficar familiarizados e acolhidos por nossas crianças e viessem lançar seus livros aqui?
E se as escolas dos municípios vizinhos fossem convidadas a vir para essa tarde de contos, onde o escritor despertasse a curiosidade para a leitura do seu livro?
Será que os pais iriam ficar satisfeitos?
Será que o presente de natal poderia ser mais barato e possuir um conteúdo mais interessante?
Será que a vontade de conhecer aumentaria?
E a biblioteca municipal será que permaneceria com a mesma cor, iluminação e moveis?
O que fazer com os livros nesta época de Ctrl C X Ctrl V, Google, Wikipédia, Desciclopédia, Msn e outros meios de comunicação que circulam no cyberespaço?
A pratica da leitura traz benefícios intelectuais para o individuo alem de ter como agente um grande diferenciador que é a visão sobre a realidade social e o que precisa muda-lo. Além de ampliar o leque de linguagem e a ortografia, a interpretação das noticias do cotidiano teria um processo mais rápido, seletivo e critico.
Precisamos alimentar o mercado editorial e a maneira de apresentar a leitura para as nossas crianças. Não adianta forçar, pois ficará guardado no inconsciente como um remédio, e a leitura colabora bastante para o desenvolvimento do lúdico, o qual abre as portas para a bom, o belo e traz sempre consigo a criação do que estar por vir.
Conhecer é e saber, é fortalecer a língua, é entusiasmar a personalidade e abrir as portas para o novo aconteça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário