A Portaria nº 43 publicada no ano passado pela Fundação Cultural Palmares, certificou o distrito de São Braz como comunidade remanescente de quilombo. A declaração de são Braz se auto-reconhecendo como comunidade quilombola trará vários benefícios para população do distrito como a promoção de políticas voltadas para a população negra, visando a preservação de valores culturais, sociais e econômico local, viabiliza a participação dos quilombolas em ações de políticas públicas do Governo Federal como Bolsa família, Fome zero, Luz para Todos, Saúde da Família além de garantir mais Saneamento e Educação.
O Ministério da Educação oferece anualmente, apoio financeiro às comunidades certificadas como remanescentes de quilombos. Os recursos são destinados para a formação continuada de professores, ampliação e melhorias da rede física da escola, produção e aquisição de material didático Segundo o Censo de 2004, existem 49.722 estudantes matriculados em 374 escolas localizadas em árias de remanescentes de quilombo no Brasil. O MEC tem construído e equipado escolas nessas comunidades, através do Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), para que Estados e Municípios levem o ensino a estas populações com uma metodologia que deverá seguir o princípio de ensino da Escola Ativa.
Diante dos significativos benefícios, A Secretaria Municipal de Educação não perdeu tempos. Esse ano 230 alunos de São Braz foram registrados no MEC como remanescente de quilombo, garantindo dessa forma, ações específicas e mais qualidade na educação daquela comunidade. Pode comemorar São Braz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário