segunda-feira, 5 de abril de 2010

Horta Escolar

 Educando com Horta Escolar de Santo Amaro é uma realidade.


Coordenação Educando com a Horta Escolar
O Projeto Educando com a Horta Escolar resulta da cooperação técnica entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e foi desenvolvido como projeto piloto nos municípios de Bajé/RS, Santo Antonio do Descoberto/GO e Saubara/BA, nos anos 2005 e 2006.

Este projeto justifica-se pelo fato de coexistirem no Brasil, a fome, a desnutrição, as deficiências de micro nutrientes e as enfermidades produzidas por alimentação excessiva ou inadequada. A partir dos anos oitenta, doenças como diabetes, hipertensão arterial e obesidade tiveram o aumento alarmante de 240%, agravando, juntamente com os males oriundos da subnutrição, a situação da saúde pública do País. O objetivo Geral do projeto é capacitar formadores municipais nas áreas de Educação, Meio Ambiente/Horta e Nutrição, para organização, implantação e desenvolvimento do Projeto no município, com vistas à melhoria da qualidade de alimentação, do meio ambiente e do currículo escolar. Nesse contexto, o Projeto Educando com a Horta Escolar foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos alunos, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens das escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.

Encontro em Natal-RN discute novos horizontes para o projeto.

Nos dia 23 à 25 de março do presente ano foi realizado em Natal – RN, III encontro do projeto Educando com a Horta Escolar. Projeto que representa uma importante estratégia no enfrentamento dos desafios, impostos pela busca de segurança alimentar e nutricional no Brasil e no Mundo.

No período foram socializadas as experiências exitosas de 70 municípios, incluindo Santo Amara, além de representantes de outros países como Bolívia, Guatemala, El salvador e Nicaragua que expressaram grande satisfação ao que presenciaram no evento.

Desse modo, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e a Organização das nações Unidas para Agricultura e alimentação – FAO, tendo como base nas experiências relatadas no encontro, esperam que todos, gestores e profissionais da Educação, saibam da importância de Educar através do projeto Educando como a Horta Escolar








Nenhum comentário:

Postar um comentário