sábado, 12 de novembro de 2011

Metas do PME são discutidas



 METAS DO PME SÃO DISCUTIDAS EM SANTO AMARO

 
Mais de 300 pessoas entre educadores, alunos, pais, sindicatos e a sociedade civil estiveram reunidas na Escola Polivalente de santo Amaro para discutir as metas para a educação do município nos próximos 10 anos.

O contexto educacional passa por transformações, que envolve reflexões e ações participativas e democráticas. Embutindo neste cenário Santo Amaro, cidade de tradições e lutas em benefício de sua população que se faz presente em mais esse momento na construção do Plano Municipal de Educação.

Na sua organização o Plano Municipal de Educação (PME) estrutura-se em três eixos norteadores – ver, julgar e agir – diagnosticando, orientando-se por diretrizes para melhor traçar metas e objetivos, que permitam o progresso real sobre da educação, visando uma política educacional de qualidade.

A partir da Lei 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB que assegura aos municípios levantarem com precisão as demandas de educação sobre sua responsabilidade, com a sua população, é necessária a mobilização de toda sociedade civil, articulada nas suas representações e instâncias da administração pública envolvendo a Secretaria Municipal de Educação, Conselhos, Universidades e Entidades vinculadas a Educação, representação de pais e Estudantes, Docentes e Trabalhadores em Educação.

Todos imbuídos em um projeto de reestruturação educacional como parceiros e membros da comissão que a executam, pois somente com a colaboração de todos, fica garantida a transparência da tomada de decisões sobre o PME, cuja intencionalidade é constantemente redefinida pela relação de reciprocidade.
Entretanto, mais integrado, ainda, à realidade e às políticas públicas do município em sua proposta de desenvolvimento, é que se faz necessário determinar as metas e as estratégias das ações municipais na educação escolar em prol de um Plano de Educação do Município, instituindo canais de participação como fóruns, conferências ou congressos.

Nessa proposta, e, fundamentando o diagnostico do PME dando subsídios a Secretaria Municipal de Educação nas suas ações futuras, foi realizada no dia 12 de agosto de 2011, no Colégio Estadual Polivalente a Conferência Municipal da Educação, em Santo Amaro, com grande êxito, reforçando o conceito de “democracia participativa” garantindo a legitimidade deste documento que será encaminhado a Câmara Municipal de Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário