sexta-feira, 22 de outubro de 2010

I Seminário de Educação Inclusiva de Santo Amaro



O Coordenador de Educação Especial do Estado da Bahia, João Prazeres se reuniu  no dia 13 de outubro na Direc 31 com o secretário de educação, Tales Campos, as Coordenadoras do Núcleo de Educação Inclusiva do Município, Maria Augusta e Delma, e  representantes de Municípios vizinhos para discutir o I Seminário de Educação Inclusiva  que acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro de 2010 em Santo Amaro. O evento que tem o objetivo de  sensibilizar a comunidade sobre a questão da inclusão de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais na rede regular de ensino, contará com a participação palestrantes e oficineiros  que debruçarão sobre as diversas  temáticas referente a Educação Especial. Além do Seminário  foram  abordadas também questões sobre: As instalações das salas de recursos Multifuncionais para atender alunos com necessidades educativas especiais, suporte pedagógicos aos  professores da rede regular de ensino previsto para o inicio de 2011 após  a capacitação dos profissionais que atuarão nas mesmas e o Centro de Formação para professores que atuarão  nas salas de recursos multifuncionais da nossa  região.
Atualmente, a rede estadual de educação da Bahia já tem mais de 33 mil alunos com necessidades educacionais especiais estudando em escolas regulares. A maioria desses estudantes estão  incluídos em turmas regulares e recebem, em outro turno, o Atendimento Educacional Especializado oferecido nas salas de recursos multifuncionais instaladas dentro das próprias escolas, e nos Centros de Apoio Pedagógico. João Prazeres disse em outra fonte  na internet: “ Esse quantitativo é a prova de que as pessoas com deficiência, os familiares e a sociedade estão começando a acreditar em nossa escola.  Freqüentando as salas multifuncionais e os Centros de Apoio Pedagógico, onde contam com professores e equipamentos especializados, estudantes surdos, cegos, com deficiência intelectual e outras, acompanham com êxito as aulas na classe de ensino regular e fazem jus à política de inclusão formalizada no Brasil pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. Esses equipamentos contribuem para complementar e/ou suplementar a formação do aluno, com vistas à autonomia e à independência na escola e fora dela”, destaca João Prazeres.




Programa Escola Ativa



Visando melhorar ainda mais o ensino de Santo Amaro no meio rural, a Secretaria de Educação mais uma vez firma parceria com o Governo Federal e inclui o Programa Escola Ativa em sua lista de esforços pela luta contra o analfabetismo e a evasão escolar.
Nesse sentido, o Programa Escola Ativa é uma estratégia metodológica voltada para gestão de classes multisseriadas que combina, na sala de aula, uma série de elementos e de instrumentos de caráter pedagógico/administrativo, cuja implementação objetiva aumentar a qualidade do ensino oferecido naquelas classes.

Pé na estrada!
Entre os dias 27 e 30 de setembro, foi realizado na cidade de Salvador o I Módulo de Formação do Programa Escola Ativa para os técnicos formadores.
 O encontro foi de vital importância, pois teve em vista a troca de experiência e apresentação de propostas pedagógicas que possibilitará que os trabalhos a sejam  realizados com os alunos do Ensino Fundamental I residentes na zona rural bem como os professores das escolas envolvidas no programa.

Firmando Parcerias rumo ao sucesso escolar!
Demonstrando sintonia, o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade enviou para a Secretaria Municipal de Educação de Santo Amaro Kits Pedagógicos bem como Cadernos de Aprendizagem do Programa Escola Ativa. E esse material já tem destino certo: os 23 professores e os 366 alunos das 15 escolas rurais que aderiram ao Programa Escola Ativa. Segundo a técnica responsável pela implantação e efetivação do Programa Escola Ativa em Santo Amaro; Marly Bitencourt, esse material tem o objetivo de complementar o trabalho educacional, enriquecendo o acervo pedagógico das escolas do Campo.




terça-feira, 19 de outubro de 2010

I Formatura de Técnico em Meio Ambiente

Arraial da Pedra/2010



Foi celebrada no dia 25 de setembro a primeira solenidade de formatura de Técnicos em Meio Ambiente das Escolas Municipais Profº Nestor da Costa Oliveira e João Câncio. Foram formados 39 educandos, sob um esplendoroso céu estrelado no Sítio Pouso Alegre, honrados com a presença do Paraninfo, o Prefeito Ricardo Machado e do Patrono, o Líder Local Artur Pereira Suzart Neto.
Os formandos ainda contaram com as participações do secretários de Educação – Tales Moraes Campos, de Turismo e Meio Ambiente – Jonas Lopes, o Coordenador Augusto Machado, a Coordenadora Pedagógica Geral, a Profª Maria das Graças Costa, a Coordenadora do Ensino Médio da SecEduc Ana Patricia Marques , Coordenadores da SecEduc, a Coordenadora Distrital Joselita Suzart, toda a equipe Pedagógica e Gestora do CENCO e do João Câncio, familiares e comunidade local que prestigiaram este momento glorioso na história do Arraial da Pedra.
Foi uma ocasião singular onde todos os presentes puderam comprovar o quanto é válido trabalhar em prol de uma educação mais justa, humana, democrática e com vistas para o futuro, provando que o municipio desenvolve um trabalho de qualidade, respeito e seriedade .
Continuamos empenhados na certeza de que esse foi o primeiro passo vitorioso, dos muitos que virão, para consolidar e respaldar o Curso Técnico em Meio Ambiente como uma conquista impar para o nosso município.