quarta-feira, 13 de julho de 2011

Santo Amaro adere ao A TARDE Educação

A cidade de Santo Amaro tornou-se, oficialmente, mais um município a fazer parte do Programa A Tarde Educação. O evento de lançamento aconteceu, ontem, terça-feira (12), às 11h, na Câmera de Vereadores, e contou com a participação do Diretor Geral do Jornal A TARDE, Edivaldo Boaventura, da Assessora de Projetos Sociais do Grupo A TARDE, Luciane Alcântara, do Secretário de Educação Tales Campos, da Coordenadora Pedagógica Luciana Mesquita e demais coordenadores, diretores e professores da rede que integrarão o programa.

Visando incentivar a leitura por meio do jornal, o Programa A TARDE Educação será mais uma ferramenta para auxiliar o trabalho do professor e terá coordenação local de Rosângela Cardoso, Coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação.

OFICINAS TEMÁTICAS: TIRINHAS E JORNAL MURAL

As duas primeiras oficinas de formação de mediadores aconteceram na segunda-feira (11) e foram ministradas pela analista de projetos sociais do Grupo A TARDE, Georgia Oliveira, a primeira no turno da manhã, com a temática ‘Tirinhas’ e a segunda no período vespertino, com o tema ‘Jornal Mural’. Em ambas, a média de participantes foi de 20 educadores, que serão responsáveis pela multiplicação de conhecimentos com outros educadores e alunos.
A coordenadora pedagógica de linguagens da Secretaria de Educação de Santo Amaro, Rosângela Cardoso, afirma que as oficinas adicionarão muito aos professores e, consequentemente, aos alunos. “Elas (oficinas) são interessantes porque abordam temas que fazem parte do contexto dos alunos. As tirinhas, por exemplo, estão presentes nos livros didáticos, mas o professor, muitas vezes, não sabe como trabalhar com elas, e esta oficina nos faz conhecer a origem das tirinhas, as diferenças entre as HQ’s (histórias em quadrinhos) e as tirinhas”, relata.
Ela ainda destaca que o professor tende a mudar de postura em sala de aula, passando a ter mais segurança na utilização do jornal em sala. “O professor terá outra visão do jornal. A mudança de olhar do educador, faz mudar também sua forma de dar aula com o jornal, pois ele faz isso com maior propriedade, com segurança e quem mais ganha com isso são os alunos”, ressalta.
Mediadora das oficinas, Georgia Oliveira vê com bons olhos o andamento do programa na cidade de Santo Amaro. “Os professores se mostraram muito participativos, interagindo a todo momento. Creio que eles gostaram de nossa proposta e utilizarão o jornal em sala de aula de maneira eficiente e criativa com seus alunos e, desta forma, estarão incentivando a leitura e o acesso à informação”, destaca a analista de Projetos Sociais do Grupo A TARDE.
O Secretário de Educação Tales Campos destaca no programa “a importância de levar às Unidades Escolares um instrumento de leitura e formação contribuindo para o crescimento intelectual do aluno e promovendo o resgate ao hábito de ler jornais, tendo acesso a conteúdos ortograficamente bem escritos e de excelente qualidade, marca registrada do Jornal A Tarde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário