quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Santo Amaro adere ao Programa Nacional de Formação Continuada a Distância

Pensando no bom andamento do sistema educativo, bem como numa gestão participativa, o município de Santo Amaro fez adesão ao Programa Formação Pela Escola que tem por objetivo fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE( Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola). O programa, portanto, é voltado para a capacitação de conselheiros, professores, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.
A proposta consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.

Em virtude da abrangência territorial do país e do grande número de pessoas envolvidas nessas ações, os cursos são oferecidos na modalidade a distância, como forma de potencializar os esforços de formação continuada dos diversos atores envolvidos na execução de programas do FNDE. Até 2006, as capacitações eram feitas exclusivamente de maneira presencial, o que representava o atendimento de um público menor e maiores gastos com a mobilização e transporte dos cursistas e de técnicos do FNDE até as cidades-polo.

 Aqui em Santo Amaro 40 pessoas estão inscritas para participar da primeira turma do curso Competências Básicas que foi aberto para professores e profissionais da educação básica, técnicos e gestores das secretarias de educação e membros de conselhos sociais formados pela comunidade, pessoas que trabalham com os programas financiados pelo FNDE no âmbito escolar, seja na execução, na prestação de contas, no acompanhamento, na avaliação ou no controle social das ações.

 Logo após a adesão ao programa, a professora Cleide de Loiola Esquivel foi capacitada para ser multiplicadora dos conteúdos do programa sendo tutora no nosso município, e a mesma será responsável, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer, por organizar a demanda local dos cursos.
O curso completo é formado por seis módulos: o primeiro é o de Competências Básicas, que trata de políticas públicas em geral e de políticas educacionais. Os outros cinco módulos são temáticos e abordam os principais programas e ações do FNDE: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar, Programas do Livro e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Ainda neste ano também serão oferecidos cursos sobre prestação de contas dos programas  PDE/ PDDE Escola e Mais Educação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário