quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Implantação da UFRB - Campos Santo Amaro

Equipe da UFRB visita Santo Amaro
e debate implantação de novo campus 


O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Paulo Gabriel Nacif; os pró-reitores de Extensão, Ana Rita Santiago, e de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Ronaldo Barros; os assessores da reitoria, Cláudio Orlando, Rita Dias e Caroline Fonseca, e professores dos Centros de Ensino de Cruz das Almas e Cachoeira fizeram nesta segunda-feira, dia 19 de dezembro, uma visita à cidade de Santo Amaro onde debateram o projeto de instalação de um campus da UFRB na localidade. O grupo aproveitou para visitar alguns pontos turísticos da cidade e possíveis áreas onde será construído o novo campus.

A visita teve início pelo Memorial Edith do Prato, que guarda um pouco da história de uma das figuras mais marcantes do samba de roda do Recôncavo. Os visitantes conferiram peças do acervo artístico, pessoal e religioso da sambista, preservados pelo seu neto adotivo e curador do Memorial, Ninho Nascimento. Em seguida, o grupo foi convidado a visitar outra personalidade importante para a cidade, dona Canô. “Vamos trazer a UFRB para Santo Amaro e será uma grande homenagem para senhora”, disse o reitor Nacif referindo-se à matriarca dos Veloso.

Dona Canô agradeceu a visita e endossou o desejo do reitor. “Não quero nada por mim, mas faço questão que ‘meus filhos’ tenham a oportunidade de estudar”, disse. A recepção foi acompanhada por seu filho Rodrigo Veloso e demais integrantes da comissão local de mobilização para implantação do campus na cidade, entre eles ex-alunos da UFRB e representantes da Prefeitura, Câmara e Secretarias Municipais de Educação e Cultura. Todos se encaminharam para o Teatro Dona Canô e para a Casa do Samba, onde assistiram a apresentações de alunos da rede pública e tiveram uma reunião para definição dos pontos principais do projeto de instalação da UFRB.

A intenção é levar para a cidade o Centro de Tecnologia Aplicada à Produção de Cultura – CECULT, com foco multidisciplinar nas áreas de engenharia do espetáculo, cenotecnia, música popular, gestão de cultura, turismo e arte-educação. O projeto vem sendo construído de forma conjunta entre a UFRB e representantes locais, em audiências realizadas desde o mês de julho deste ano. “É importante ressaltar que Santo Amaro sempre fez parte do projeto da UFRB, desde a sua origem”, afirmou o reitor.

No encontro, ficou definido que a proposta do CECULT vai englobar cursos de Bacharelado Interdisciplinar que possam responder à demanda por profissionais criativos e que saibam aproveitar o potencial da cultura local. “O Recôncavo está repleto de ativos culturais que precisam ser melhor trabalhados. A Bahia, em geral, ainda acaba importando de outros Estados profissionais técnicos dessa área”, disse o professor de cinema e audiovisual da UFRB, Danillo Barata.

A programação incluiu ainda visita a possíveis áreas que poderão abrigar o novo campus. O grupo visitou o Complexo Escolar Polivalente de Santo Amaro, onde foi recebido pelo diretor Cristiano Vitório que apresentou as instalações. Outro local visitado foi a antiga sede de uma mineradora francesa que se instalou na cidade na década de 60 e operou até 1993. Ao final do dia, uma comissão foi nomeada para apresentar o projeto do CECULT até janeiro de 2012.


Fonte:
Equipe da UFRB
LINK: http://ufrb.edu.br/agencia/administracao/2706-equipe-da-ufrb-visita-santo-amaro-e-debate-implantacao-de-novo-campus


Os comentários ao Blog e postagens são livres, lembrando que se o usuário tiver interesse em resposta ao seu comentário, por favor, deixar seu e-mail, assim que possível estaremos enviando uma posição.