sábado, 9 de janeiro de 2010

JUSTIFICATIVA

As ações quando realizadas in loco e de maneira conjunta, apresentam melhores resultados, pois o sucesso destas ações somam-se e culminam em uma ação global e efetiva. Embora a dimensão que se queira (re) significar, possa ser a mesma em diferentes comunidades e as intenções subsidiem a intervenção, esta é feita por meio de processos e agentes diferentes.
O atendimento de grupos distintos que estão sujeitos aos mesmos problemas, significa direcionar intenções semelhantes, que são concretizadas em estratégias e ações diferentes, por agentes distintos e que por consecução geram experiências, recortes, leituras e olhares diversos na busca de soluções para o mesmo problema.
Promover o encontro de pessoas que discutam suas experiências compartilhando o sucesso alcançado, as frustrações e as dificuldades, é oportunizar a construção de novas habilidades para o enfrentamento dos problemas sociais em seus mais variados aspectos: culturais, ambientais, políticos, econômicos, seguranças, cidadania, etc. É um momento único para nortear premissas que garantam a eficácia da educação.
Todas estas mazelas atingem a escola, e dela é exigida soluções e transformações para sociedade, embora é sabido que este espaço já não dê mais conta de prover sozinho caminhos para a formação de um cidadão capaz de refletir sobre o mundo no qual está inserido, transforma e é transformado na busca de uma vida mais harmônica.